Consórcio Caixa – Simulação da Casa Própria

A casa própria é o sonho de boa parte dos brasileiros. O consórcio imobiliário Caixa pode torná-lo realidade.

Consórcio é a reunião de um grupo de pessoas para a aquisição programada de um bem. A palavra é latina, formada por con (junto) e sors (destino), significando a partilha de recursos para atingir um objetivo comum. A Caixa Econômica Federal (CEF) administra diversos grupos, entre eles o Consórcio Imobiliário Caixa, destinado à compra, construção, reforma ou ampliação de um imóvel residencial ou comercial na cidade, na praia ou no campo.

caixa consorcio

Consórcio Caixa

Os interessados no Consórcio Imobiliário Caixa devem procurar uma agência da CEF ou acessar o site www.caixaconsorcios.com.br (na aba “compre online”), para se candidatarem a uma carta de crédito, com valor entre 30 mil e 700 mil reais, sendo acessível, portanto, a diversos estratos socioeconômicos.

Uma vez formado o grupo, os participantes passam a concorrer a sorteios mensais e também podem dar lances livres ou fixos para obter a carta. Uma vez contemplados, os participantes decidem como utilizar o crédito: aquisição, ampliação ou reforma de um imóvel novo ou usado.

O valor contratado pelo Consórcio Caixa é corrigido anualmente pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor); enquanto a carta não é utilizada, o valor é corrigido diariamente, e assim o consorciado não perde o valor de compra. Seis meses depois de contemplado, quitando a dívida, é possível converter a carta de crédito em dinheiro e utilizá-lo para qualquer objetivo, não necessariamente atrelado ao mercado imobiliário.

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pode ser usado para complementar o valor da aquisição ou para a oferta de lances. Isto vale para os depósitos do titular do Consórcio Imobiliário Caixa e dos de seu cônjuge. Quem contrata o consórcio pode fazer seguros com cobertura por morte ou invalidez permanente, equivalente a 0,04% do valor do consórcio, e também com cobertura contra danos ao imóvel adquirido (0,02% do valor do imóvel).

consorcio caixa

Que Cuidados você deve ter com os Consórcios?

É preciso ficar atento para que a cota do Consórcio Caixa caiba no bolso. O não pagamento até o vencimento implica multa de 2% e juros de 1% ao mês. Com duas prestações em atraso, o participante pode ser excluído do grupo e perder o valor já investido.

Em caso de desistência, o participante recebe imediatamente os valores pagos, no caso de rescisão do contrato de adesão em até sete dias da assinatura. Depois disto, a restituição só ocorre após o encerramento do grupo, isto é, depois que todos os participantes foram contemplados por sorteio ou lance.

Durante todo o período de financiamento, a Caixa Econômica Federal mantém o imóvel ou terreno (no caso de construção) como garantia. Se ocorrer inadimplência, o bem pode ir a leilão público.


Um Comentário sobre “Consórcio Caixa – Simulação da Casa Própria”. Participe também!
  1. jaqueline

    o consorcio da caixa é muito interessante para esta pensando no futuro.

Faça um Comentário